Morre fotojornalista Bruno Barbey, um dos grandes nomes da agência Magnum

O renomado fotógrafo franco-suíço Bruno Barbey, que já foi chefe da agência Magnum, faleceu nesta segunda-feira (9) aos 79 anos, conforme anunciado pela Academia de Belas Artes de Paris.
Nascido no Marrocos, Barbey se destacou ao longo de cinco décadas ao eternizar grandes eventos históricos ao redor do mundo, desde o Japão até a Amazônia brasileira. Ele cobriu conflitos em várias regiões, incluindo Nigéria, Oriente Médio, Irlanda do Norte, Iraque e Bangladesh.
Barbey também foi autor de aproximadamente trinta livros e possuía o hábito de voltar aos lugares de suas primeiras reportagens, às vezes até 30 anos depois, com o objetivo de conferir à fotografia um valor de trabalho de memória, conforme declarado em um comunicado da Academia.

Na década de 1960, Barbey ficou conhecido por suas reportagens em preto e branco sobre a sociedade italiana. Foi nessa época que ele conheceu Henri Cartier-Bresson e Marc Riboud e, aos 15 anos, ingressou na agência Magnum, onde ocupou cargos prestigiosos, incluindo a presidência da Magnum Internacional de 1992 a 1995.
As fotografias de Barbey fazem parte dos acervos de importantes museus, e seu último livro, intitulado “Colour of China”, foi publicado em 2019.

Proudly powered by WordPress | Theme: Looks Blog by Crimson Themes.